Ainda não temos o resultado definitivo das eleições de ontem, em Portugal. Mas, por enquanto, o quadro é o seguinte: Aliança Democrática, de centro direita, com 29,87%. Em segundo lugar aparece o partido socialista, de esquerda, com 28,71% e, em terceiro lugar, o grupo CHEGA, de Direita, com
18,26% dos votos válidos.
Para a indicação do premier, a direita e centro-direita devem fechar um acordão, restando um primeiro-ministro de centro direita ou de direita.
Segundo a BBC News o premier deve ser Luis Montenegro. Com menos de 1% de diferença e dois deputados, a coalizão Aliança Democrática conseguiu bater o Partido socialista (PS) e ganhar as eleições de Portugal, com 79 deputados. A disputa foi mais apertada do que indicavam as pesquisas, mas a sigla de centro-direita conseguiu garantir a vitória. Luís Montenegro, líder da coalizão, tinha pedido aos portugueses uma maioria que lhe permitisse governar sozinho, mas o resultado apertado obriga o líder do centro-direita a negociar. Os liberais do Iniciativa Liberal não são suficientes para a Aliança.
Comentar no Facebook