É isso mesmo, Julio Césa Prates! Você leu certinho: o 1% mais rico do mundo, formado por multimilionários e bilionários, polui o equivalente a 5 bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial.
Isso significa que, além de agravarem a crise no clima, os super-ricos ainda lucram com ela! No Brasil, quem mais paga imposto são os mais pobres, que arcam com 75% dos tributos, e também são os mais impactados pelas tragédias climáticas.
A conta não fecha, né? Tá na hora de equilibrar esse jogo e cobrar mais de quem polui mais.
Para te dar uma ideia da dimensão: se 3 mil bilionários fossem taxados em apenas 2% por ano, isso geraria 250 bilhões de dólares anuais para financiar soluções e tornar os países mais resilientes às mudanças climáticas
Nos próximos dias, vamos ter uma oportunidade única: entre 18 e 19 de novembro acontece, no Rio de Janeiro, o G20, uma reunião das 20 maiores economias mundiais– 19 países, a União Africana e a União Europeia. É a primeira vez que o G20 é no Brasil!
Por isso, o Greenpeace Brasil se juntou ao Nossas e a dezenas de organizações para enviar um recado para as lideranças globais que estarão no G20: #TaxaOsBi
Para funcionar, precisamos que muitas pessoas ecoem esse pedido! Você vem com a gente? Participe da campanha!
O G20 está chegando e será no começo da semana que vem, então precisamos fazer MUITO barulho e tem que ser AGORA!
Andressa Santa Cruz
Greenpeace Brasil