A origem da família Lima, muito popular em SANTIAGO e no Rio Grande do Sul é descendente de Judeus Sefarditas!
Designam-se de judeus sefarditas os judeus descendentes das tradicionais comunidades judaicas da Península Ibérica (Sefarad).
O nome de minha mãe, solteira, é JANDIRA SOARES DE LIMA, casada, ficou JANDIRA DE LIMA PRATES.
Soares é um patronímico ibérico cujo significado é “filho de Soeiro”, nome próprio bastante comum na Idade Média, popularidade que deu origem a muitas famílias com este sobrenome. Não há consenso sobre a etimologia de Soeiro, que alguns acreditam vir de Suário, prenome com origem germânica.
A Congregação garante que são várias as famílias que têm origem judaica. Para Davi André, todo aquele que tem sobrenome terminado em “ES” é descendente de judeu: Nunes, Menezes, Mendes, Soares, Alves e Pontes, Prates, por exemplo. São judeus sefarditas os descendentes dos antigos judeus de Portugal e Espanha. Já a família SOARES é reconhecidamente como uma família judia, assim como a família LIMA.
Já a Nina, tem, portanto, dois sobrenomes portugueses judeus, pois Mello é reconhecidamente judeu. Embora PRATES – sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica; vem do latim Pratis, cujo significado é “nos prados”.
O Prates mais famoso, JEAN PAUL PRATES, ex-presidente da PETROBRÁS, senador da República, é filho de um casal de judeus russos. Fica até difícil para nós, todos com raízes em Portugal, entendermos a família PRATES vinda de judeus russos.
A NINA é claramente judia dos dois lados. Pelo lado paterno ela é SOARES, LIMA e PRATES e pelo lado materno ela é MELLO. É claramente judia sefardista. E ainda tem MACHADO pelo materno, é judia sefardita, eis o elenco dos sobrenomes reconhecidamente judeus no Brasil: Macias, Machado, Machorro, Martins, Marques, Mascarenhas, Mattos, Meira, Melo e Prado, Mello e Canto, Mendes, Mendes da Costa, Mesquita, Miranda, Montesino, Morão, Moreno, Morões, Mota e Moucada.
Somente pelo lado PIVOTO materno, oriundo da Itália, é que falta para NINA ser judia sefardita de todos os lados. Mas ela é descendente de portugueses judeus sefarditas em 75% e facilmente conquistará a cidadania portuguesa.