Eu tenho estranhado, honestamente, o fato de o PP, o partido mais forte e mais tradicional de Santiago, ainda não ter um nome definido para a eleição de 2026 como candidato a deputado estadual.
Tudo leva a crer, pelo menos nesse momento, que o ex-prefeito TIAGO GORSKI não parece convicto de concorrer, pois se dedica a atividade profissional e ao magistério superior. Entretanto, o PL é quem está mais firme e mais convicto com a candidatura do vereador Magdiel Bissaco,
Sinceramente, eu acho que MAGDIEL, do PL, é um nome muito forte e até difícil de ser enfrentado, pois caiu nas graças e simpatias do povo de Santiago, andando sempre com sua velha camionetinha, não assume o que não é, e mostrou que teve um trabalho forte e reconhecido na eleição municipal recente.
Como é tudo ainda muito cedo vamos esperar os desdobramentos, pois existem grandes controvérsias acerca da candidatura TIAGO GORSKI. Pessoalmente, admito que tenho dúvidas, pois TIAGO é muito inteligente, não adianta imaginarmos que ele é burro, porque de burro não tem nada, não foi por burrice que ele foi 2 vezes prefeito de Santiago.
Contudo, certo de que Tiago é muito inteligente, é que eu sutstento que hoje, com a candidatura Magdiel, ele não se arrisque a queimar seu nome, pois a eleição, dentro de Santiago, polarizada entre ele e Magdiel, existe um risco real de Tiago não se eleger, e ainda existe um outro risco. Meu raciocínio é simples. Metade dos votos que Chicão recebeu veieram de Santiago (20.801), sua cidade natal. Também foram importantes as cidades de Jaguari (3.021), São Francisco de Assis (2.321), Nova Esperança do Sul (1.686), São Vicente do Sul (1.423), Mata (1.022), Unistalda (1.003).
Tiago repetiria a votação de CHICÃO dentro de Santiago? Não, é óbvio que não, pois Magdiel deve fazer, sozinho, entre 8 a 14 mil votos dentro de Santiago. Quanto mais polarizado o quadro, melhor para MAGDIEL, que é de direita, igual Tiago, mas Tiago não tem o mesmo apelo popular de MAGDIEL nas classes médias e altas de Santiago.
Ademais, o PP perdeu a hegemonia que sempre teve na grande Santiago e isso é outra porta fechada para Tiago.
Magdiel e todo o PL parecem em plena sintonia com a candidatura ZUCO e isso se refletirá também dentro de Santiago, enquanto o PP sequer tem um nome forte ou de peso para bater ZUCO,
É óbvio que TIAGO deve pesar em suas análises todos esses fatores, a saber, Santiago, grande Santiago e a candidatura ZUCO.
Ademais, Tiago sabe que enfrentará um homem experiente na coordenação de MAGDIEL, que é o ex-deputado Miguel Bianchini. Afora o PL, Magdiel deverá ser candidato preferencial da IEAD e isso, considerando que Tiago é muito centrado e equilibrado, ela sabe que corre um risco – hipoteticamente – até de perder para Magdiel, o que não é impossivel.
Onde mais Tiago buscaria votos?
A administração CHICÃO foi premiada pelo Projeto Minha Casa, da Caixa Econômica Federal, ficando entre as 2 0 melhores práticas do país em gestão local. E o que dizer de Tiago, que registrou a entrega de 300 casas populares em sua campanha, em 2016, e não entregou nenhuma casa até hoje? Será que Tiago tem cacife que bancar uma campanha fora de Santiago, com o PP quase morto na região e ainda sabendo do terror Magdiel solto dentro de SANTIAGO?
CHICÃO totalizou 43.012 votos elegendo-se como titular pelo PP. A grande pergunta que emerge: Tiago faria mais de 40 mil votos, sabendo que o PP não tem mais a força regional do ano de 2010 e sabendo que dentro de Santiago tem um nome fortíssimo como o de Magdiel, concorrendo ao mesmo cargo que ele?
Considerando que eu acho que Tiago é uma pessoa extremamente inteligente é que eu aposto, hoje, que ele não vai a deputado estadual.
TIAGO não é kamikaze, portanto, eu até acho que ele não deve manter sua candidatural a deputado estadual.
Mas, vamos ver os desdobramentos e o que pode surgir de novo, embora hoje o quadro esteja bem cristalizado dentro de Santiago.
É só o Magdiel continuar com sua velha camionetinha, sem implantar cabelo, que o povo local deverá seguir com ele, com sua singeleza cristã.