Lançado em 2022, o programa A Casa é Sua – Município tem investimento total, até o momento, de R$ 162,2 milhões, beneficiando mais de 2 mil famílias, em 57 municípios.

Governador Eduardo Leite entrega 30 moradias definitivas em Santiago.

“O programa A Casa é Sua, criado no nosso governo, é uma iniciativa inédita. O Executivo estadual não tinha, até então, um programa próprio de construção de moradias. As gestões anteriores apenas destinavam terrenos para o programa do governo federal. Trabalhamos muito para colocar as contas em dia e, por isso, hoje, conseguimos construir moradias e realizar tantas outras ações importantes para a população gaúcha”, ressaltou o governador.

O programa

Lançado em 2022, o programa A Casa é Sua – Município tem investimento total, até o momento, de R$ 162,2 milhões, beneficiando mais de 2 mil famílias, em 57 municípios.

Entrega de 30 moradias definitivas em Santiago
O programa A Casa é Sua – Município-Resiliência busca garantir o acesso ao direito fundamental de moradia digna e segura – Foto: Maurício Tonetto/Secom

As unidades habitacionais devem ter, no mínimo, 40m² de área construída, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área para tanque, de acordo com os hábitos e costumes da população beneficiária. Os municípios são responsáveis pela contratação da empresa responsável pelas obras e podem adaptar os projetos, conforme as suas peculiaridades e as dos moradores.

As casas devem ser construídas em lotes isolados, de particulares ou do município, providos de infraestrutura básica (redes de água e de energia elétrica e solução de esgoto sanitário).

Texto: Ascom Sehab e Juliana Dias/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom


NOTA DO BLOG

Essas casas entregues pelo governador Eduardo Leite em Santiago, no dia de hoje, pertencem ao programa do próprio governado do Estado chamado A CASA É SUA e não tem nada a ver com as 300 casas populares prometidas pelo prefeito TIAGO LACERDA em 2016, tanto que o programa de EDUARDO LEITE foi lançado em 2022.

Comentar no Facebook

Grande a recepção a Eduardo Leite no Hospital Regional de Santiago

A recepção ao governador Eduardo Leite foi muito grande, muito prestigiada e, embora a adversidade climática na hora, não tirou o brilho do evento, aliás, muito prestigiado.

Leite falou dos 5  milhões e setecentos mil que o Hospital estava recebendo na ocasião.

Esteve presente o próprio governador Eduardo Leite, sua secretária de saúde Arita Bergmann, presidente do TJ-RS, conselheiro do TCU Ribeiro Nardes, conselheiro do TCE Marco Peixoto, prefeito de Santiago, Marcelo Mattos, prefeitos de Santa Maria, de Jaguari, Nova Esperança do Sul e Capão do Cipó (pelo menos que eu os conhecia), e deviam estar presentes mais prefeitos que não foram citados pelo protocolo, vereadores de Santiago e da região, em suma, o ato foi muito prestigiado.

No local onde eu estava o som estava muito baixo, e começou com a fala da secretária de saúde, que poucos ouviram-na. Não entendi muito bem o que houve, acho que foi o improviso para abrigar o som devido à chuva na hora, mas nada tirou o brilho do evento.

Estava presente alguém do TJ-RS, mas não consegui ouvir quem era, embora a juíza ANA PAULA NICKEL DOS SANTOS foi bem vista no palanque.

Ruderson Mesquita, sempre um perfeito anfitrião, trouxe a banda do QG para animar a abertura do evento e também o encerramento, sempre muito elogiado. Em seu discurso falou da inauguração do Programa SER MELHOR, dando detalhes da obra e pormenores muito ricos. Acenou que irá encaminhar os próximos pedidos ao governador no palácio do planalto, alusão a candidatura do Leite a presidência de república.

Destaque em sua fala, foi sempre o reconhecimento ao provedor Sagrillo, que mesmo aos 90 anos, continua firme na defesa dos interesses do Hospital Regional de Santiago.

A secretaria ARITA foi muito didática, mas no nosso local, quase impossível de ouvi-la.

O conselheiro do TCE-RS, Marco Peixoto, por usar melhor o som, falou mais alto e foi bem ouvido, dando destaque a sua condição de embaixador Santiago, repetiu em detalhes o novo nome do Hospital, HOSPITAL REGIONAL DE SANTIAGO e terminou seu pronunciamento chamando o governador de bonito.

Após o evento, houve um grande churrasco na chácara do diretor RUDERSON MESQUITA, embora convidado, não fui até o local.

Quem ancorou os trabalhos foi o jornalista JOÃO LEMES, Diretor do Jornal EXPRESSO ILUSTRADO, sempre muito equilibrado e educado.

 

 

 

 

 

Comentar no Facebook